11/03/2010

Vender na internet e o comércio tradicional: Vendedores parados são vendedores frustados. Ou não...

Um pouco por toda a parte e em diferentes lojas podemos observar o olhar perdido de um vendedor moribundo e impaciente com o seu trabalho, impaciente porque entre a saída de um cliente e a entrada do próximo, passam horas. Moribundo porque os dias passam e ele não vê melhorias nem alternativas de mudança.. Mas a este respeito eu tenho uma boa e uma má noticia para lhe dar. Comecemos pela boa.

A boa noticia é que as suas horas de tédio dentro de uma loja sem clientes estão prestes a terminar. O seu trabalho vai ser mais motivador, as suas comissões vão aumentar e quando o seu patrão souber vai olhar para si com uma satisfação nunca vista. Sabe porquê?

A má noticia: ainda não é desta que vai ter a sua loja cheia de clientes e uma interminável fila de clientes com notas na mão. Mas numa coisa pode acreditar - é que além de vender mais pode ocupar melhor o seu tempo e ainda valorizar o seu futuro profissional, nessa ou em outras empresas.

Agarre algumas estratégias do vendedor tecnológico...

De Bronze ...

Publique diariamente pelo menos 10 anúncios de diferentes produtos, em portais gratuitos, divulgue-os em fóruns, em blogues ou nas redes sociais

De prata ...

Proponha ao seu gerente que desenvolva uma loja on-line e encaminhe todos os seus potenciais clientes para essa loja.

De Ouro ...

Utilize a loja e os seus anúncios para promover e divulgar produtos para clientes finais, mas também para distribuidores, publicando anúncios para compras em quantidade

Se conseguir é o maior

Se for um produto indiferenciado ou de médio-grande consumo, promova a compra em quantidade mesmo para o cliente final. Não se preocupe ... se o preço for apelativo o seu cliente encontra maneira de distribuir o excendente.


O seu gerente está quase a dobrar as suas férias ...

Crie modas, levante discussões positivas sobre as suas marcas e produtos, explore o passa-a-palavra sobre os produtos mais irreverentes, de menor oferta ou novidades e leve a sua marca até à estratosfera.

Cuidado: vai acabar com o stock

Exponha os produtos destinados ao consumo situacional em épocas, dias ou momentos especiais - com maior procura de determinadas categorias de produtos.

Esqueça a China e a América

Se  tiver preço competitivo ou produto diferenciado dos restantes operadores do mercado, explore mercados mais longínquos - afinal esse é o "ROI" retorno do investimento da globalização e da "webização" dos mercados. Mas se não tiver nenhum destes trunfos, aproveite sobretudo o valor acrescentado do factor proximidade (que ainda existe por mais algum tempo), explore o seu mercado local, regional ou nacional conforme a sua àrea de negócio e venda online mesmo para os seus clientes habituais.

Ontem estive no seu armazém - sabe o que vi?

Ontem estive no seu armazém e encontrei centenas ou milhares de produtos em stock que o seu cliente nunca viu. A ser verdade que o que aquilo que ele não vê ...ele não compra, então voce está a perder dinheiro! Abra as portas do seu armazém e publique on-line essas ofertas comerciais e converta tudo em dinheiro.


E para já é isto. Deixemos o resto desta conversa para outro dia. Até lá, agora que já tem a faca e o queijo na mão, vai ter mais uma oportunidade de reflectir sobre a ocupação do seu tempo VS a produtividade do seu horário laboral. Vai ver que a próxima segunda-feira vai marcar o início de uma nova carreira profissional como vendedor. Vou torcer por si.. Até lá.




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