A boa noticia é que as suas horas de tédio dentro de uma loja sem clientes estão prestes a terminar. O seu trabalho vai ser mais motivador, as suas comissões vão aumentar e quando o seu patrão souber vai olhar para si com uma satisfação nunca vista. Sabe porquê?
A má noticia: ainda não é desta que vai ter a sua loja cheia de clientes e uma interminável fila de clientes com notas na mão. Mas numa coisa pode acreditar - é que além de vender mais pode ocupar melhor o seu tempo e ainda valorizar o seu futuro profissional, nessa ou em outras empresas.
Agarre algumas estratégias do vendedor tecnológico...
De Bronze ...
Publique diariamente pelo menos 10 anúncios de diferentes produtos, em portais gratuitos, divulgue-os em fóruns, em blogues ou nas redes sociais
De prata ...
Proponha ao seu gerente que desenvolva uma loja on-line e encaminhe todos os seus potenciais clientes para essa loja.
De Ouro ...
Utilize a loja e os seus anúncios para promover e divulgar produtos para clientes finais, mas também para distribuidores, publicando anúncios para compras em quantidade
Se conseguir é o maior
Se for um produto indiferenciado ou de médio-grande consumo, promova a compra em quantidade mesmo para o cliente final. Não se preocupe ... se o preço for apelativo o seu cliente encontra maneira de distribuir o excendente.
O seu gerente está quase a dobrar as suas férias ...
Crie modas, levante discussões positivas sobre as suas marcas e produtos, explore o passa-a-palavra sobre os produtos mais irreverentes, de menor oferta ou novidades e leve a sua marca até à estratosfera.
Cuidado: vai acabar com o stock
Esqueça a China e a América
Se tiver preço competitivo ou produto diferenciado dos restantes operadores do mercado, explore mercados mais longínquos - afinal esse é o "ROI" retorno do investimento da globalização e da "webização" dos mercados. Mas se não tiver nenhum destes trunfos, aproveite sobretudo o valor acrescentado do factor proximidade (que ainda existe por mais algum tempo), explore o seu mercado local, regional ou nacional conforme a sua àrea de negócio e venda online mesmo para os seus clientes habituais.
Ontem estive no seu armazém - sabe o que vi?
Ontem estive no seu armazém e encontrei centenas ou milhares de produtos em stock que o seu cliente nunca viu. A ser verdade que o que aquilo que ele não vê ...ele não compra, então voce está a perder dinheiro! Abra as portas do seu armazém e publique on-line essas ofertas comerciais e converta tudo em dinheiro.
E para já é isto. Deixemos o resto desta conversa para outro dia. Até lá, agora que já tem a faca e o queijo na mão, vai ter mais uma oportunidade de reflectir sobre a ocupação do seu tempo VS a produtividade do seu horário laboral. Vai ver que a próxima segunda-feira vai marcar o início de uma nova carreira profissional como vendedor. Vou torcer por si.. Até lá.
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