A primeiríssima regra.
Se o seu objectivo é vender, o seu anúncio deve conter as mesmas palavras que o seu cliente utiliza na pesquisa. Quando importamos um anúncio dos meios tradicionais devemos adapta-lo à realidade da internet que é baseada em campos de pesquisa e em listas de resultados apresentados por ordem de semelhança. Dessa forma, sempre que escreve algo na internet, e os seus anúncios não são excepção, se quer ser encontrado, deve posicionar-se como um cliente que está à procura do seu produto/serviço e deve usar as palavras que a maioria dos seus clientes utilizam nas suas pesquisas. Só assim conseguirá um maior numero de visualizações.
Afinal o vendedor vende ou compra?
A verdade é que as regras da internet, vieram transformar profundamente o valor das palavras e o tipo de posicionamento dos vendedores - e se isso não aconteceu e alguns vendedores continuam a usar as mesmas expressões e as mesmas palavras, então eles são aqueles que vendem menos, porque os clientes não os encontram. (pode verificar-se o posicionamento da maioria dos vendedores, que utilizam a palavra vendo, entre outras palavras).
Os clientes continuam a querer "comprar carros" e voce continua a dizer que "vende carros"? Ora num sistema de pesquisa baseado na semelhança sintática entre as palavras, as partes nunca se encontrarão...
De facto a maioria das pessoas faz a sua pesquisa utilizando a palavra "comprar" e para o seu anúncio ser um dos primeiros a aparecer, seguindo a "primeiríssima regra", o seu título deverá conter essa palavra. Por exemplo: "quer comprar um BMW 325?"
A utilização da palavra comprar nem sempre é fácil de utilizar, mas se isso for razão para o seu anúncio aparecer num dos primeiros resultados, então talvez o seu esforço seja compensado.
Alguma atenção...
Esta estratégia merece algum cuidado. É necessário ter em atenção que alguns portais de anúncios, categorizam as ofertas em grupos e o utilizador que realiza a pesquisa, apenas tem escrever o nome do artigo porque utiliza campos de escolha multipla para seleccionar o tipo de produto e o tipo de negocio (compra ou venda) e, nesses casos, para efeito da listagem do seu anúncio poderá ser indiferente colocar ou não a palavra comprar.
... mas não se esqueça dos motores de busca.
Quando pensa nas palavras que o cliente vai utilizar no portal de anúncios, lembre-se que é do seu interesse fazer aparecer o anúncio nos motores de busca, e para isso o título vale tudo. Para conseguir que o seu anúncio apareça nas pesquisas dos motores de busca, será inevitável usar a palavra "comprar".
Mas Se não quer mudar o seu hábito e prefere continuar a posicionar-se como vendedor, usando o verbo vender, então num dos próximos artigos vou explicar-lhe como pode escolher a melhor palavra para o fazer.
Ver também:
Sem comentários:
Enviar um comentário