26/11/2009

Explorar a rede de contactos - parte I

A sua rede de contactos é fundamental para desenvolver a sua carteira de clientes.


Há quanto tempo não fala com muitas dessas pessoas?

Se não fala com essas pessoas, elas nunca vão saber que voce é vendedor, não vão saber o que você vende e também não se vão importar consigo nem com as suas vendas.


Mas se falar com essas pessoas regularmente . . .



Talvez elas se tornem clientes

Talvez elas o recomendem a outros clientes

Talvez elas contribuam para o sucesso das suas vendas!



Mas como se fala com essas pessoas todos os dias (ou, com maior regularidade)?


1. O messenger


Todos os nossos contactos lêem com regularidade a nossa "frase do messenger" e a nossa estratégia passa por comunicar eficazmente com esta pequena frase.



Agora não podemos esquecer que o sucesso desta comunicação depende da quantidade de pessoas que tiver nos seus contactos e do tempo que estes passam no messenger - Mas isso só depende de si - se tem poucos contactos no messenger - é porque voce não fez o trabalho de casa ...


Estratégia Messenger:

a) os contactos

1. Adicione o contacto de todas pessoas que lhe enviaram e-mails
(desde que criou o seu primeiro e-mail)

2. Adicione também os contactos dos amigos dos seus amigos
(aqueles que aparecem no corpo dos e-mails reencaminhados)
3. Peça o contacto de messenger a todas as pessoas que encontra
(muitas vezes o e-mail do messenger é diferente do e-mail comum)


4. Adicione todos os seus clientes/potenciais clientes


5. Coloque o seu contacto de messenger no seu cartão de visita


6. Esqueça que o messenger é usado para comunicar com as pessoas mais proximas - para um vendedor o messenger é uma ferramenta de trabalho - adicione todas as pessoas, mesmo que não as conheça

b) a frase

1. Inclua o seu nome na frase porque muitas das pessoas não conhecem o seu mail.


2. Inclua um slogan que permita identificar claramente o tipo de produtos/serviços que vende.
(preferencialmente em forma de pergunta - mude-a regularmente)

3. inclua o endereço URL da página da empresa


4) Utilize a frase para apresentar promoções - faça-o com frequencia



Não se limite a fabricar frases e a adicionar contactos. estabeleça relações, aproxime-se das pessoas, fale com elas - afinal esse ainda é o mais alto poder do messenger.

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