Uma grande parte dos vendedores tem o hábito de trazer para as conversas de café, de restaurante, e até de casamentos, a conversa de negócios - o que vende, como vende, o que vendeu no mês passado, o que lhe aconteceu quando estava a vender (...). E ainda bem - é sinal que nunca tira a "gravata" e que trabalha três vezes mais que os restantes - é um grande vendedor!
Mas eu pergunto ... vale mais MEIA HORA DE CONVERSA ou UM CONTACTO DO MESSENGER?
RESPOSTA É OBVIA ... VALE MAIS: você pedir o contacto de e-mail a todas as pessoas com que contacta no seu dia-a-dia, depois da meia hora de conversa. Mas se essa meia hora de conversa não acontecer, seja rijo e peça o contacto na mesma.
O problema:
Este mês estive com pelo menos 10 vendedores. Sabe quantos me pediram o meu contacto de e-mail? Nenhum. Ninguém me pediu o contacto de e-mail. Nenhum deles quis aumentar o seu portfolio de contactos, nenhum deles quer comunicar comigo online, nenhum deles quer tornar-me num cliente. Ou seja:
Nenhum dos vendedores que esteve comigo, é realmente um vendedor. Nenhum deles quer realmente vender. E você - quantos contactos já angariou este mês? Com quantas pessoas esteve, sem trazer consigo esse contacto de e-mail ou contacto do Messenger (se for diferente)?
Pense nesse assunto e enquanto isso deixo-lhe uma estratégia de multiplicação dos seus contactos:
A Estratégia:
"Nunca tire a gravata"
nunca deixe de ser aquele vendedor que pede contactos a toda a gente
- Contactos de todas as pessoas que conhece no seu dia-a-dia
(independentemente da relação que tem com essas pessoas)
- Distribua e difunda generosamente os seus contactos na internet
(para ser contactado por mais empresas e pessoas)
- Inclua no seu cartão de visita todos os seus contactos e pontos de encontro
(E-mail, Messenger, SKYPE, Blog, Forum, website, Hi5, Facebook, Twitter, ...)
- Não poupe cartões de visita
(além de baratos eles são uma arma muito poderosa)
- Explore os e-mails dos seus amigos, que lhe chegam com outros destinatários
(aproveite esses contactos de e-mail)
- Navegue em portais de empresas para captar os contactos de outras empresas.
- Troque opiniões com seguidores de blogs e de fóruns interessados na sua área de negócio
(capte os contactos dessas pessoas)
- Guarde todos os contactos dos seus clientes
- Facilite a troca de contactos com os seus clientes
- Delineie a sua estratégia e siga-a com rigor e disciplina
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