15/01/2010

Quanto tempo esperar pelo retorno de um anúncio gratuito?

No post anterior, a preocupação era o conteúdo e a forma do seu anúncio. Agora a questão é outra – o tempo que se espera para ver resultados. Quanto tempo precisa para obter retorno dos seus anúncios e quando é que deve desconfiar da qualidade e eficácia da sua estratégia.

Lembra-se dos erros de vendedores inexperientes, no seu primeiro dia de vendas em que não vendeu nada? Que frustração, que ansiedade, que locus de controlo “tão precipitado”. É verdade, o seu primeiro dia de vendas na internet pode ser igual (é menos provável mas também acontece) – por isso se o seu primeiro anúncio publicitário online não trouxe retorno – ainda é cedo para desistir. Os anúncios são gratuitos, o retorno pode ser muito – o risco é mínimo e o potencial é elevado. Não desista nas primeiras tentativas, nem retire conclusões precipitadas. Se fosse um instrumento desinteressante, os portais de compra e venda não teriam o grande sucesso que têm hoje.

O que você precisa – é perceber porque razão os seus anúncios não vendem (poderá ler também o post anterior) – e perceber quando é que deve ficar preocupado com a qualidade da sua estratégia. Centremo-nos neste segundo aspecto.



A concorrência é grande.

Da mesma forma que no seu primeiro dia de vendas, você disse: - é impossível conseguir vender isto. Os clientes não querem isto nem oferecido (…) Isto é muito caro (…) bla-bla-bla – moratórias tradicionais de aprediz do vendedor, que insiste em pedir ao chefe de vendas, um desconto porque está sol, um desconto porque chove e que perante qualquer objecção digna de ser contornada, vê mais depressa a desistência do que do que a motivação para continuar o desafio. Identifica-se com esta experiência?

Pois bem, aqui acontece o mesmo. Na internet os meios são low cost e quando falamos de anúncios gratuitos o factor persistência é ainda mais determinante – nestes meios o investimento é reduzido, isso justifica a massificação da procura e traduz-se em milhares de anúncios colocados diariamente por todos os seus concorrentes.

Para conseguir destacar-se dos restantes, além de se preocupar com a forma e conteúdos do seu anúncio, deverá ainda preocupar-se com a massificação da sua oferta. Publique e re-publique diariamente os seus anúncios e caso os seus anúncios não lhe tragam retorno, antes de questionar o valor desse meio publicitário, comece por questionar a qualidade do seu anúncio ou a sua estratégia. Altere os conteúdos do anúncio. Confirme se a relação preço/qualidade é minimamente competitiva. Se mesmo assim, depois de publicar 20 anúncios no mesmo portal, não obtiver resultados, provavelmente o seu target ou clientela não frequenta esse portal, ou a penetração desse portal no seu mercado (área de negocio, País ou região), não é suficiente para se traduzir em negócios. Nesse caso procure um portal diferente.

Os Portais Parasita

Em alguns portais de anúncios as últimas ofertas são apresentadas em primeiro lugar. Nestes casos a sua persistência, para re-publicar o seu anúncio diariamente (ou mais do que uma vez ao dia) é um factor de sucesso. Contudo, o tempo também ajuda.

Existem portais que publicam anúncios listados em outros sites – o que significa que ao colocar um anúncio em um portal, sem saber, está a também a publicar o seu anúncio em outras plataformas. Para se tornar competitivo, poderá escolher preferencialmente, os portais que tenham ligações com outras plataformas. Não fique à espera que alguém lhes diga quais são. Crie a sua estratégia para descobrir essas relações, ou contrate um especialista neste assunto.

Mas para que esta propagação de informação entre plataformas diferentes aconteça, você precisa de aguardar algum tempo (5 dias – 2 semanas), para que essa informação seja extraída do portal de origem e seja publicada por outros.

A propagação em motores de busca

Outra razão para você ter paciência é o tempo necessário à propagação da informação, através dos motores de busca como o Google.

O anúncio que você coloca hoje num portal, em alguns casos, só é apresentado como resultado no Google alguns dias depois, além disso, para que os seus anúncios apareçam numa das primeiras páginas do motor de busca, necessita de obter uma quantidade de visitas considerável e isso só se consegue com outro tempo. Este procedimento poderá levar entre 5 a 20 dias, conforme o motor de busca e dependendo também da estrutura e optimização do portal em questão.
Resumindo, em portais de anúncios gratuitos, o retorno é baseado na insistência e na persistência da estratégia promocional. Contudo, se depois de esperar, no máximo, um mês, os seus anúncios não produzem resultados, deverá corrigir a sua estratégia.

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