23/12/2009

Ordem dos vendedores: um passo em frente

Durante muitos anos questionei eu próprio e a outros, porque razão a profissão de vendedor vivia desorganizada, desprestigiada e desvalorizada em Portugal. Porque razão se encontrava nestas condições a mais antiga profissão do mundo (é verdade, esta é que é a mais antiga profissão do mundo) e aquela que é mais necessária numa empresa, numa economia e num país.

Um dia conheci um dos gestores de uma empresa de software - proprietário de um produto interessante, com virtudes bastantes e com potencial competitivo no mercado. Um ano depois do início dos trabalhos, não tinha ainda colocado o seu produto à venda - já estava desenvolvido, testado e pronto a ser comercializado. Mas a empresa tinha pensado em tudo, menos na distribuição. Tinha-se centrado no produto e não no mercado e, um ano depois, tinha o produto e não tinha nenhum canal de vendas, não tinha nenhum vendedor e portanto não podia ter sucesso.

Se podiamos pensar que esta empresa precisava de uma boa estratégia - mais do que isso - esta empresa precisava de vendedores, de bons vendedores.

Mas quando este recurso é escasso e disperso as empresas não o encontram - pelo menos no que toca a vendedores qualificados, experientes e competentes - os factos revelam um défice tão grande que a maioria das estratégias comerciais se esbarram neste passo que é tão importante como dificil.

Finalmente em 2009 foi dado um passo em frente e foi criada a associação portuguesa dos profissionais de vendas. Eis um progresso necessário e meritório - parabéns aos fundadores, parabéns aos membros que lhes deram a força necessária - parabéns a todos os vendedores que têm pela frente um futuro mais promissor - numa profissão com uma importância economica e social tão relevante.

http://www.ordemdosvendedores.com/

2 comentários:

Paulo Silva de Pombal disse...

Um abraço, parabéns pelo blog, Boas Festas e obrigado.
:-)
Paulo Silva
de Pombal

Vendedor Tecnológico disse...

Olá Paulo! Obrigado pelo Teu comentário. Para quem não Sabe, o Paulo é um dos fundadores da OV. É sobretudo a ele que dirijo estas palavras, porque vejo-o incansável na dinamização da ordem dos vendedores no espaço online - e os resultados são extraordinários. Nunca ninguém conseguiu fazer tanto pela união e proximidade dos vendedores. Parabéns Paulo. Parabéns OV.

Procura uma agência de serviços web?

Procura uma agência de serviços web?
Consulte um parceiro de confiança. Consulte a iesolutions Portugal.