08/04/2010

!Catapapo, Chatroulette e vender na internet

Imagine que a internet lhe dava a possibilidade, de falar com cada um dos seus clientes actuais ou potenciais, através de uma conversa privada e individual, sendo que para passar ao próximo teria apenas que carregar num pequeno botão.

E se um dia, isto fosse possível? Aproveitaria a oportunidade?

Sim, esse dia já chegou e depois de alguns meses de testes hoje estamos perante mais uma plataforma com interesse para a venda directa ou para a publicidade em massa.

A plataforma original chama-se Chatroulette e permite-lhe iniciar uma sucessão de conversações em chat com pessoas escolhidas aleatóriamente. Quando um dos utilizadores, perde o interesse nessa conversação poderá termina-la e, automaticamente, é iniciada a conversação seguinte, com outra pessoa.

Sabe o que isto significa para si? Significa que...

1. Você agora tem a oportunidade de iniciar o contacto directo com milhares de potenciais clientes, falar com eles directamente e apresentar-lhes os seus produtos ou serviços.

2. Poderá propagar uma mensagem publicitária através da sua webcam.

3. Poderá envolver esses utilizadores, numa actividade interactiva, que provoque uma experiência singular, para aproximar os clientes à sua marca.

4. Poderá divulgar promoções. Poderá fazê-lo apenas com uma imagem ou optar por fazê-lo cara-a-cara com cada uma dessas pessoas.

5. Poderá recrutar colaboradores, revendedores ou parceiros.

6. Poderá encontrar e contactar com pessoas da mesma àrea profissional e com eles partilhar ideias e experiências.

7. Poderá recolher opiniões sobre a sua marca, sobre os seus produtos ou serviços.

De facto tudo está ainda no início. E existem ainda algumas dificuldades. Algumas delas são:

1. O número de pessoas do seu país, pode ser limitado e se isso acontecer poderá ser inviável qualquer acção que se coloque em marcha. Contudo, o Brasil já tem uma plataforma semelhante e chama-se Catapapo - assim sendo para negócios exclusivamente dedicados ao mercado interno, essa plataforma nacional deverá ser previlegiada. Em Portugal não deve tardar muito para ser desenvolvida uma plataforma destas.

2. Dificilmente encontrará utilizadores com o objectivo de ser bombardeados com publicidade. Por isso, para conseguir maximizar o seu retorno, é urgente usar estratégias de captação da atenção e manutenção do interesse do cliente, nas suas mensagens publicitárias. Quanto menos se parecer com uma mensagem publicitária tanto melhor. Se as pessoas procuram uma relação, divertimento, experiências novas, entretenimento, então resta-lhe encontrar alguma forma de construir uma mensagem publicitária, introduzindo  nela alguma(s) dessas caracteristicas.

3. Ainda não é possivel trabalhar com um mercado segmentado e isto significa que entre o seu target, poderão aparecer muitos outros que o farão perder tempo. Há que medir e avaliar o seu ROI. Mas nunca se esqueça, num mercado em mudança: os casados de hoje são os solteiros de amanhã e vice-versa; os ricos de hoje são os pobres de ontem e amanhã poderão voltar a essa condição; os desempregados de hoje estão empregados amanhã, retirando esse emprego a outro. Hoje o mercado é mutante como nunca, por isso adapte-se a esta nova realidade e lembre-se que tem mais potenciais clientes na sua carteira, do que alguma vez imaginou.

4. Ainda não há uma plataforma que permita especificamente cumprir a função de recrutamento de colaboradores. Mas virá...virá em breve. Esteja atento.

5. Crie as suas próprias conclusões e faça uso da sua criatividade e esperiência de mercado para retirar daqui o seu retorno.

Lembre-se sempre que
:
Vender na internet é ser criativo no aproveitamento das oportunidades que a web proporciona. É estar continuamente informado sobre as novas plataformas que são criadas pelo mundo onde se reunem os potenciais clientes do seu mercado. Hoje trouxe na mala, duas plataformas concorrentes: o catapapo e o chatroulette. Ambas podem servi-lo. Agora é a sua vez de pôr mãos à obra.


BONS NEGÒCIOS!!

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